Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Voltar ao topo.

Acordos internacionais reforçam a disseminação da PI entre países latino-americanos

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:europeia, conteúdos, ainda, iniciou, intenção, área, troca e voltados300 palavras5 min. para ler
Acordos internacionais reforçam a disseminação da PI entre países latino-americanosVer imagem ampliada
Acordos internacionais reforçam a disseminação da PI entre países latino-americanos

Publicado por: CGCOM 

Última atualização em Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013 15:40 
  

Acessos: 137


 

O trabalho de disseminação em Propriedade Intelectual (PI) supera barreiras para levar conhecimentos a diferentes partes do País e até do mundo. Nessa linha, o INPI recebe delegações internacionais para capacitação e firma acordos de cooperação para estudos e treinamentos. Em dezembro, um grupo de examinadores de patentes de oito países latino-americanos aprenderam no INPI a usar o e-PEC, instrumento de exame colaborativo regional desenvolvido por Brasil e Argentina. 
O seminário oferecido enfocou a busca e o exame de patentes nas áreas química e farmacêutica. A atividade contribuiu para o futuro exame colaborativo a ser implantado entre os países participantes do acordo de cooperação Prosur (Uruguai, Peru, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Equador) e Cuba.
Troca de experiências
Ainda na linha da disseminação, o INPI iniciou em dezembro uma parceria com a Escola Virtual do Mercosul. A intenção é oferecer conteúdos para treinamentos na área de PI, voltados para pequenas e médias empresas, por meio de pesquisadores e professores da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto.
A primeira ação foi o webnário (palestra online) “Busca em base de patentes para empreendedores”, ministrado em dezembro pela pesquisadora Cristiane Gorgulho. Pelo acordo, outras atividades poderão ser realizadas, como ensino à distância, criação de comunidades virtuais de empreendedores e profissionais, visitas técnicas e estudos.


A Escola Virtual do Mercosul faz parte do projeto Mercosul Digital, que tem o objetivo de oferecer capacitação virtual para empreendedores e profissionais de diferentes organizações dos países membros e associados do Mercosul. O projeto tem a parceria da União Europeia.

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it