Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Voltar ao topo.
Proteger Marcas e PatentesÁrea do cliente

Alerta - Profissionais não habilitados

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:fonte, seleção, denúncias, reclamações, constantes, ético, controle e submetidos175 palavras3 min. para ler
Alerta - Profissionais não habilitadosVer imagem ampliada
O INPI cadastra Agentes da Propriedade Industrial (API), os quais encontram-se habilitados para atuar como procuradores junto ao Instituto. O exercício da profissão de Agente da Propriedade Industrial exige conduta compatível com os preceitos e princípios da moral individual, coletiva e profissional disposto no Código de Conduta Profissional, promulgado pelo Resolução 195/2008.Entretanto, por uma decisão judicial qualquer pessoa física, ainda que não cadastrada pelo INPI, pode atuar como procurador de nossos usuários.  Nestes casos o INPI não tem quaisquer poderes para cobrar destes uma conduta compatível com o Código de Conduta que impõe aos seus API cadastrados e os mesmos não passaram por qualquer seleção nem estão submetidos ao controle ético do INPI. São constantes as reclamações e denúncias sobre agentes e escritórios que se intitulam “representantes”, ou “habilitados para atuar junto ao INPI”. Eles praticam cobranças indevidas, bem como abordam possíveis clientes de forma intimidadora.

Para apresentar qualquer denúncia sobre a atuação indevida de pretensos agentes, ou necessite de maiores esclarecimentos, faça contato com o INPI através do sistema “Fale Conosco”.

Fonte: INPI

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it