Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Voltar ao topo.

Apple pretende utilizar tecnologia de realidade aumentada em seus produtos

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:meunovocelular, locais, iphone, combinando, itens, equivalentes, imagem e final347 palavras5 min. para ler
A realidade aumentada nos celulares e tablets está a ponto de tomar novo rumo, tanto em questão de inovação quanto de praticidade. A Apple deu entrada em duas novas patentes de aplicativos na semana passada, de acordo com o site Apple Insider, demonstrando estar trabalhando com a intenção de aprimorar a utilidade das ferramentas de navegação de seus produtos através da realidade aumentada.

A patente descreve uma maneira que os celulares e tablets da fabricante poderia usar a câmera juntamente com um software para gerar mapas virtuais dos arredores de onde a pessoa se encontra, sobrepondo imagens do local e disponibilizando até visões internas dos edifícios próximos.

As patentes são voltadas para a utilização de GPS, Wi-Fi e sensores para definir a posição do usuário e carregar um modelo 3D do ambiente à sua volta, incluindo pontos de interesse. Para contornar a margem de erro de correspondências imperfeitas entre o ambiente virtual e real que apenas o uso de dados dos sensores provavelmente acarretaria (como já ocorreu com outros apps do tipo), a Apple inovou utilizando a transmissão de vídeo ao vivo da câmera do iPhone, combinando os itens do ambiente virtual com seus equivalentes na imagem final. Uma vez que a correspondência dos locais foi identificada pelo aplicativo, o usuário pode “descascar” a parte exterior dos edifícios para verificar o que há no interior dos mesmos.

A Apple já oferece a ferramenta de visualização 3D no Mapas, baseado em imagens de satélite, para uma navegação mais interativa, mas a intenção é de incorpora a Realidade Aumentada também nestes aplicativos. Outros programas de outras empresas já utilizam a Realidade Aumentada similar ao que rege as novas patentes da Apple, mas esta está focada em tornar a funcionalidade mais prática no dia a dia dos usuários, do que apenas um truque tecnológico.

O app Mapas poderia utilizar alguns recursos chamativos para ajudá-lo a se destacar, mas a grande diferença entre o atual aplicativo e o que prometem essas patentes mostra a ambição da Apple em disponibilizar tecnologias avançadas em seus atuais produtos.  

Fonte: www.meunovocelular.com

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it