Voltar ao topo.

Macaca tem direitos autorais sobre sua `selfie`, diz Wikipédia

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:indivíduos, governos, feitos, pedidos, detalha, empresa, transparência e integram214 palavras3 min. para ler
Macaca tem direitos autorais sobre sua `selfie`, diz WikipédiaVer imagem ampliada
A fundação Wikimedia, dona da Wikipédia, negou ao fotógrafo David Slater o pedido de remoção do autorretrato (ou “selfie“) de uma fêmea de macaco da espécie nigra.

A primata fez o seu próprio registro usando a câmera do fotógrafo britânico, especializado em fotografia natural.

A Wikimedia, segundo relatório publicado nesta quarta (6), disse que o direito autoral é do macaco, que havia furtado o equipamento durante uma expedição do fotógrafo à Indonésia. O site manteve a imagem disponível para uso gratuito (sob a licença do tipo Creative Commons) no diretório Wikimedia Commons. Slater levou o caso à Justiça.

O caso é um dos que integram o primeiro relatório de transparência da Wikimedia, no qual a empresa detalha os pedidos feitos por governos e por indivíduos sobre dados de outras pessoas e solicitações de remoção de conteúdo, prática que diversas empresas de internet adotam há muitos anos.

A autoria da foto já havia rendido problemas sobre direitos autorais, já que a agência para a qual Slater trabalha havia reivindicado a remoção da imagem de um site, o “Techdirt“, que alegou o mesmo motivo da Wikipédia para mantê-la no ar. Ironicamente, imagens que podem ser “subidas“ ao Wikimedia Commons devem ser de autoria própria ou ter autorização expressa do autor do conteúdo.

Fonte: abpi.empauta.com

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it