Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Voltar ao topo.
Proteger Marcas e PatentesÁrea do cliente

Marcas centenárias usam saudosismo para atrair consumidores

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:aiana, alta, marketing, estratégico, espm, marcos, bedendo e empresasque334 palavras5 min. para ler
Marcas centenárias usam saudosismo para atrair consumidoresVer imagem ampliada
Aiana Freitas Do UOL,em São Paulo

 Numa época em que a oferta de produtos é grande e a concorrência, acirrada, uma série de empresas tem apostado no saudosismo para atrair os consumidores. Granado, Aviação e Itubaína são algumas das marcas cujo principal diferencial está, justamente, em se manter semelhantes ao que foram no passado.Fundada em 1870, a Granado passou, há cerca de cinco anos, por um forte processo de resgate da marca, focado justamente na manutenção de sua tradição. Os produtos, que eram vendidos basicamente em farmácias e supermercados, passaram a ocupar as prateleiras de lojas próprias, todas com arquitetura “retrô“. Alinha foi ampliada e hoje conta com mais de 300 produtos, incluindo-se aí os de outra marca “vintage“, a Phebo, que foi adquirida pela empresa. O talco Polvilho Antisséptico, da Granado, porém, que ajudou a fazer a história da marca, permanece como um dos itens mais vendidos.

 `Lembramos do passado como umaépoca melhor`

Desde 2010, orefrigerante Itubaína, da Schincariol, passou a ostentar no rótulo a palavra “retrô“ para reforçar sua tradição. O produto existe desde 1954.

“O apelo retrôé, muitas vezes, a maneira que a marca tem para conseguir garantir um diferencial“, diz o professor de gestão de marcas e marketing estratégico da ESPM, Marcos Bedendo.

Mesmo empresasque trabalham com alta tecnologia, como a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, estão ligadas nessa tendência. A empresa lançou nos últimos anos pelo menos três produtos da marca Brastemp com apelo “vintage“ . Entre eles está um refrigerador com design típico dos anos 50, mas com tecnologia moderna.

O professor diz que essas marcasacabam reunindo dois atrativos. Um deles é a memória afetiva dos consumidores. “Sempre nos lembramos do passado como uma época melhor, e esses produtos nos trazem essa sensação de tranquilidade“, diz.

Além disso, o consumidor, afirmaBedendo, está cada vez mais sendo atraído por produtos que aparentam “simplicidade“. “Esse é um dos nichos de produtos que vêm se consolidando no mundo todo“, diz. “Muitos consumidores vêm preferindo usar produtos mais antigos porque eles parecem teoricamente ser mais naturais.“

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it